Essas orientações são necessárias para garantir a boa aparência e a durabilidade das superfícies revestidas.
O rejunte precisa de manutenção preventiva para afastar o risco de problemas maiores. Sinais de desgaste, rachaduras ou mofo exigem uma ação rápida. Esse zelo é a certeza de manter as superfícies revestidas sempre bonitas e bastante conservadas.
Se a ideia é prolongar a vida útil e a aparência, é primordial
saber como renovar o rejunte desgastado. Antes de seguir com a leitura do texto, visite o site do Balaroti e veja tudo o que você precisa para deixar sua casa perfeita. Se quiser conferir mais detalhes sobre aplicação e acabamentos, clique aqui.
Lembre-se: cuidar do rejunte é fundamental. Afinal, manter a integridade estrutural e estética das superfícies é uma medida necessária em qualquer edificação. O seu cantinho merece toda a atenção. Jamais esqueça disso!
Leia também: Como fazer a limpeza da casa após uma obra?
Saiba quais são os principais tipos de rejuntes para utilizar em sua casa
- Rejunte à base de cimento: indicado para áreas internas e externas, destaca-se pela boa resistência e vai bem nas juntas de diferentes peças de revestimentos, como pisos e paredes. É produzido com cimento, areia fina e aditivos especiais. Protege contra a infiltração de água e sujeira.
- Rejunte acrílico: flexível e com resistência maior que o de cimento, é bastante indicado em áreas com movimentação estrutural, como fachadas, pisos de madeira e porcelanatos. Vai bem em ambientes úmidos, já que não sofre com os efeitos do mofo e umidade. É resistente ainda a manchas e fissuras.
- Rejunte epóxi: é altamente resistente às manchas, umidade e produtos químicos. Durável e impermeável, vai bem em banheiros, cozinhas e piscinas, além de locais com tráfego intenso (pisos comerciais, por exemplo). Garante máxima durabilidade e higiene.
- Rejunte para porcelanato: destaca-se por proporcionar um acabamento estético e funcional. Além de contribuir para a estabilidade estrutural do revestimento, evita infiltrações de água e o acúmulo de impurezas. Resiste bem também a fissuras, mofo e manchas.
Você sabia?
Normalmente, o rejunte é produzido a partir de uma mistura de cimento, areia fina e aditivos específicos que conferem propriedades como resistência, flexibilidade e impermeabilidade. Esse material é preparado adicionando água e misturando até obter uma consistência homogênea, pronta para ser aplicada entre as peças. Após a aplicação, o excesso é removido e o rejunte é deixado para secar e endurecer.
Veja 5 dicas para renovar o rejunte desgastado
- Providencie uma limpeza profunda
Cuide para remover todo rejunte antigo. Para isso, utilize uma ferramenta apropriada, como uma espátula. Faça uma boa limpeza da área para garantir a aderência do novo rejunte.
- Defina como será o novo rejunte
Entre os tipos existentes, defina o mais adequado para aplicação no ambiente e determine suas preferências. Avalie, por exemplo, cor, resistência e capacidade de impermeabilidade.
- Prepare o rejunte
Evite desperdício e faça apenas a quantidade necessária de rejunte. Siga as instruções do fabricante.
- É hora da aplicação
Muita calma nesse momento: aplique o novo rejunte, de maneira uniforme, nas juntas. O processo deve ser feito com uma espátula de borracha ou aplicador específico. É primordial preencher completamente as lacunas e remover o excesso de rejunte da superfície das peças.
- Faça a limpeza final e respeite o tempo de cura
Finalizada a aplicação, use uma esponja úmida para retirar qualquer excesso. Deixe o novo rejunte secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante, antes de expor a área à água ou tráfego.
Dica de milhões
Evite dor de cabeça desnecessária: não deixe o rejunte secar sobre as peças, pois isso pode dificultar a remoção.
As melhores opções de rejuntes? Você encontra no Balaroti!
Veja algumas opções:
- Rejunte Porcelanatos e Cerâmicas Quartzolit Cinza Ártico 1kg: colorido, resinado, siliconado, antimofo e com acabamento superfino. Indicado em pisos e paredes, além de áreas com presença frequente de água – como cozinha e lavanderia.
- Rejunte Flexível Votomassa Branco 1kg: recomendado para áreas internas, principalmente pisos e paredes.
- Rejunte Acrílico Quartzolit Branco 1kg: pronto para uso, é antimofo, impermeável, resistente a manchas e de acabamento liso perfeito. Indicado para parede interna, piso, rodapé e revestimento antigo.
Orientações para garantir a boa durabilidade do rejunte
- Faça limpezas regulares com uma esponja ou escova macia e uma solução de água e detergente neutro. Evite produtos abrasivos que possam danificar o rejunte.
- Não deixe acumular sujeira. Se derramar qualquer coisa, providencie imediatamente a limpeza para evitar manchas difíceis de remover.
- Proteja contra a umidade. Mantenha os rejuntes vedados para evitar a infiltração de água.
- Aposte na manutenção preventiva.
- Use o rejunte selante. Essa aplicação é ideal para proteger as juntas contra a umidade e manchas, especialmente em espaços como banheiros e cozinhas.
- Cuidado com impactos. Batidas com objetos pesados em superfícies revestidas podem causar danos ao rejunte e às peças.
Balaroti no YouTube: inscreva-se e descubra como renovar o rejunte encardido
Com o auxílio da apresentadora Nana Vendruscolo, em mais um episódio do Efeito Balaroti, aprenda como resolver o problema do rejunte encardido com Renova Fácil Quartzolit. É uma solução prática e rápida. Bora?
Assista agora mesmo ao vídeo:
Cada detalhe em sua casa faz toda a diferença. Fique de olho nos rejuntes e garanta que eles estejam sempre limpinhos. Seu cantinho merece esse cuidado.
Agora que você já aprendeu a renovar o rejunte desgastado, venha conferir no site do Balaroti tudo o que você precisa para deixar a sua casa ainda mais perfeita. Seguindo essas dicas, você evita dores de cabeça com manchas, sujeiras, mofo e outros problemas. Capriche!Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.